BLOG

  • Dani Assis

LIVROS: DIGITAL OU FÍSICO?

Atualizado: Mar 13


Desde que os livros digitais se tornaram mais conhecidos no Brasil, cerca de uma década atrás, essa pergunta paira entre os assíduos no mundo da leitura. Alguns são categóricos em dizer: “Não leio livros digitais”. Seja por lhes causar incômodo visual, alteração no sono ou simplesmente porque são relutantes aos novos meios de acesso.






Imagem de um leitor digital e alguns livros espalhados pelo chão.

E mesmo que a demanda pelo livro físico seja superior em relação ao meio digital, ainda assim, uma coisa é fato: O crescimento no consumo de livros digitais aumenta a cada dia. Por que isso acontece?


1) Preço mais acessível que a versão física;

2) Facilidade para ler em diferentes aparelhos, como: celular, tablet ou e-reader;

3) Ergonomia (quem nunca ficou com uma baita dor nas costas ou pescoço após longas horas lendo um livro físico?)

4) Interativo (num livro digital é possível acessar links e até consultar palavras no dicionário embutido, tornando a leitura mais entendível e o ato mais imersivo.)


Hoje em dia, aparelhos e-readers como o Kindle da Amazon possuem valores acessíveis e são uma ótima opção para leitores vorazes (que consomem mais de um livro na semana), com iluminação embutida, eles simulam páginas de papel e são confortáveis para ficar horas a fio preso na leitura. Já os programas de assinatura como o Kindle Unlimited, que é uma espécie de "Netflix dos Livros" tem valor mensal mais em conta que a empresa de streaming e pode abastecer o leitor com milhares de livros, fomentando ainda mais o gosto pela leitura.


Porém, eu concordo que há pontos em que só os livros físicos são capazes de suprir. O cheiro do papel, a sensação de ir folheando as páginas, o deslizar dos dedos na capa como se fosse a chave para entrar num novo mundo... Lembro da primeira em que tive consciência da profunda ligação que havia entre mim e um livro, foi um momento mágico que mesmo depois de décadas, não esqueci.


Então, se ambos têm suas vantagens e desvantagens, por que a relutância entre um ou outro? Por que polarizar num ato enriquecedor como o da leitura? Não foi nem uma, nem duas vezes que li comentários acalorados e desabonadores sobre os e-books. Como também já presenciei o extremo: “não leio físico”. Entendo que hoje há uma necessidade maior de provar seu ponto, o que não entendo é a polarização em torno de algo tão rico como a leitura.


Os livros existem para nos fazer conhecer novos personagens e viajar por novos mundos, sendo ele em e-book ou físico, o importante mesmo é: ler.




Dani Assis é escritora best-seller na Amazon. Apaixonada pelo mundo literário desde muito nova, encontrou na escrita sua principal fonte de paz e calmaria. Seus livros emocionam o coração de quem lê, trazendo ao leitor um envolvimento único com suas histórias.

Atualmente, lançou o livro As Cores do Coração pelo selo Harlequin da renomada editora Harper Collins.


#livrofísico #ebook #livrodigital #leitura #livros #livro